sábado, 23 de janeiro de 2010

Estudo Bilblico - Como é tratada a sua oração?

Você sabe como é tratada a sua oração, ou pensa que ela não é irrelevante, podendo ou não ser ouvida por Deus, saiba que sua oração é vistas com grande apreço.

“E veio outro anjo e pôs-se junto do altar, tendo Um incensário de ouro; e foi lhe dado muito incenso, Para o por com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, E o lançou sobre a terra; ...” (Ap. 8:3-5).

Amados o que percebemos nos dias de hoje é que pouco se fala com Deus, as igrejas tem deixado dessa prática (oração), as pessoas tem deixado essa pratica nos lares e etc, mas temos que continuar incentivando a que isso mude de contexto e novamente o homem venha a querer mais e mais falar com Deus.

“Antes de tudo, pois exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.1-4)

Você sabia que Há seis terríveis armas, que o diabo utiliza para Paralisar as asas da oração dos filhos de Deus. São elas:

1.Cansaço!

Esta arma do Diabo tem feito com que muitos homens de Deus venham a fracassar, pois a rotina diária de afazeres do mundo tem deixado em nós (homens) uma fadiga física e mental tal que só queremos relaxar “descansar” e a armadilha do diabo é poderosa que não percebemos que buscamos muitas formas de relaxarmos e nem damos conta o quanto de tempo essas formas tem nos tomados, e quando percebemos estamos mais cansados e só queremos dormir, e não conseguimos separar nenhum momento para falar com Deus (oração), pois se formos orar caímos pelo local onde estamos pelo sono e cansaço, deixando de realizar a melhor forma de recuperar nossas forças.

O cansaço paralisante, que te impede de orar sem cessar, mas, justamente na oração podes dominar essa fadiga, pois a Bíblia diz:

“mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças.
Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”
(Is.40:31a ,29)

• Atira-te na corrente da oração, ali encontrarás o verdadeiro e genuíno descanso

2- Distração

Não consegue concentrar-te. Outros pensamentos te assaltam. Seus pensamentos estão longe.
Ore em voz alta! Então esta arma do inimigo ficará sem efeito. Davi diz no Salmo 55:16-17

“Eu porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.
A tarde, pela manhã, e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.”

• Filho de Deus ora em voz alta e inteligível, então os poderes da distração não terão influência sobre ti.

3- Intranqüilidade interior!

Uma intranqüilidade inexplicável domina-te. Justamente essa intranqüilidade só pode ser removida na oração. Seja qual for a origem pecado, nervosismo ou incredulidade a Bíblia diz:

“Porque estás abatida ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, meu auxilio e Deus meu. Sl 42:11
Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá: jamais permitirá que o justo seja abalado” Sl 55:22

• Somente na oração recebes ajuda também quanto a essa situação

4- Pressa

Esta é a arma que o inimigo usa com maior sucesso, o que te faz ter tanta pressa para sair da presença de Deus? Teus afazeres? Não sabes que as tarefas não terão fim? Pois a Bíblia em Isaias nos diz:

“por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão; e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom, e vos deleitareis com finos manjares, inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá.” Is 55 2-3 a

“Não te apresses em deixar a presença dele”. Ec 8:3

Pela tua oração constante, tuas tarefas diárias ficarão envoltas nas fontes do poder divino!

5- Desânimo!

Desânimo significa: não olhar longe o suficiente. Estás desanimado por causa da tua fraqueza, por causa das tuas derrotas, por causa da dureza dos homens, por causa das situações tristes? A Bíblia nos diz:

“Em tudo somos atribulados porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados”. 2Cor 4:8

“Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.” Is. 35:3-4

Digo a os corações desalentados: Orem! A vontade de Deus é que tu ores; a vontade de Satanás, que não ores.

6- Indolência! (incencível, apático)

A indolência é a arma contra aqueles que querem tornar-se pessoas de oração. É a arma da carne, da impotência. Tu te ajoelhas, queres orar; mas não sai quase nenhuma palavra. A carne não consegue orar! Então ore com a Bíblia! Não desista!
Isso é leia a Palavra de Deus, há inúmeros Salmos de oração que poderão tocar em seu coração e despertar você dessa condição de indolência para um servo de Deus de oração.

“Pedí e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á Mat. 7:7
Mostra-lhe toda a tua miséria. Não te cales! Enquanto falas com ele sobre isto e lês a palavra, perceberás repentinamente como a faísca da oração te atingiu, tua inércia desaparece, e podes chegar até o trono da graça.

Espero que com esse pequeno e singelo estudo possa ter ajudado ao seu crescimento na pratica da oração para que juntos possamos ajudar a outras pessoas a vencer as seis armas que o inimigo usa para destruir a maior e mais eficaz arma que o cristão tem em bem próprio e do próximo. Que venhamos a buscar a Deus com sinceridade de coração e que tudo o que façamos seja somente para honra e glória de Deus.

Pr. Marcio Ribeiro - Igreja Evangélica Aliança Eterna

Nenhum comentário: