sábado, 13 de fevereiro de 2010

Estudo Bíblico - Reverência



REVERÊNCIA

Reverência: consideração, respeito.

Quando falamos de reverência devemos lembrar sempre do seu significado, e principalmente lembrar que Deus nos pede que assim sejamos no nosso dia a dia.
(Ex 20. 3-7).
• Um único Deus (consideração);
• Não fará, nem te encurvarás diante de imagens;
• Não tomará Seu santo nome em vão

Devemos atentar para a reverência exigida desde os tempos passados, não admitindo que certas atitudes de reverência a Deus sejam tratadas como exagero. A reverência a Deus deve ser vista em todos os lugares, mas vamos falar de apenas dois aspectos.



NOS CULTOS:
A partir do momento em que participamos nosso desejo é adorar a Deus, mas para isso temos que ter reverência na maneira a qual O adoramos. (Jo 4.24), pois assim demonstramos o respeito que temos em relação ao que Ele é. Ao buscarmos a reverência para realizar adoração a Deus, devemos, adorá-Lo com a gloria devida ao Seu nome demonstrando consideração e respeito e de maneira tão pura e expressiva, tal qual a beleza da Sua santidade. (Sl 9.2).
Muitas vezes não sabemos como demonstrar que somos reverentes a Deus, mas é na simplicidade de nossas atitudes é que fazemos isso, como por exemplo, ao nos prostrarmos, nos ajoelharmos diante da sua presença. (Sl 95.6).
A reverência a Deus passa por muitos caminhos, os quais só conheceremos se começarmos a andar por ele, e esses caminhos são:
• Conhecer a capacidade de Deus;
• Sua obra de criação, redenção e salvação;
• Crer na sua presença quando nos reunimos em seu Nome. (Mt 18.20)

Há várias maneiras de adorar a Deus, mas todas elas devem ser precedidas de reverência, uma das maneiras de adoração mais comum nos dias de hoje é através do louvor que é aceito por Deus (Sl 100.2-4), mas lembrando sempre da reverência em tudo que colocamos diante de Deus; nesse sentido observar cuidadosamente a letra daquilo que se apresenta a Deus como louvor, para que não venhamos a “louvar?” com palavras que contradizem os ensinamentos bíblicos, pois se assim o fizermos estaremos desrespeitando a Deus, pois sua palavra não é equívoca.
Devemos ter cuidado com o uso dos instrumentos, pois não podemos esquecer jamais que o louvor é a expressão de nossos sentimentos para com Deus através de palavras acompanhadas de melodias, e importa que as nossas vozes sejam a prioridade do louvor e não os sons dos instrumentos, que só louvam por que o homem assim o faz tocar.
A reverência deve estar também naquilo que colocamos diante do Senhor (ofertas, votos), ou seja, oferte aquilo que toca em seu coração, nunca impulsionado pela multidão, e se fizer votos a Deus, não deixe de cumprir, pois ambos os casos demonstram desrespeito pela pessoa do Senhor (Sl 97.8, Sl 76.11).
Outra reverência de gigantesca importância está no momento da oração e pregação. São os momentos os quais a reverência do cristão deve estar em plena ação; vamos analisar o momento da oração, a palavra de Deus nos ensina que o Senhor ouvirá a oração do justo, isso significa que Deus se desprende da sua Glória (figurado) para dar atenção às palavras do justo (Pv 15,29) e se nós não estamos atentos à oração dos irmãos (fazendo outras coisas nesse momento) estamos desconsiderando o ato tão sublime de Deus para com seu servo, ao ouvir a sua oração, quanto mais quando não damos a devida atenção à pregação (fazendo outras coisas nesse momento), desrespeitamos a Deus por não dar a atenção ao que Ele está falando (Ap. 2.7), ou seja, deixamos Deus falando sozinho.
Outro fator importante relacionado à reverência a Deus está no cumprir das suas ordenanças, mostrando respeito pela sua palavra, e uma dessas palavras nos relata que existe um dia especial para que estejamos adorando a Deus, e esse dia é o Sábado (sétimo dia), pois está escrito que seria dia de santa convocação (Lv 23.3), assim devemos nos aplicar mais em cumprir tal ordenança, evitando estabelecer outros compromissos nesse dia, dando prioridade a outros que não a Deus.



PELA CASA DE DEUS:
O 1º passo é ter reverência na casa do Senhor por causa da Sua presença. (Ex 25.8). Lembramos que todas as coisas consagradas ao Senhor serão tidas por Deus como santíssimas (Lv. 27.28), ou seja, passa a pertencer ao Senhor, é algo separado para Deus, por isso temos que ter cuidado com o que fazemos com as coisas que pertencem à casa de Deus e que foram a Ele consagradas.
A palavra de Deus nos ensina que devemos guardar o nosso pé ao entrar em Sua casa, ou seja, tomar cuidado com o que vai falar, fazer etc (Ec 5.1). Lembre-se sempre que a presença de Deus torna o local santo (Ex 3.5), isso quer dizer que o local não pode ser considerado como a casa de Deus somente quando estamos no momento do culto, mas a todo tempo, pois a sua presença santifica o local. Onde quer que Deus encontre com o seu povo esse lugar se torna santo e isso requer de nós reverência dentro deste local, ou seja, devemos mostrar respeito pela casa de Deus, principalmente durante os cultos, primar pelo silêncio, pouca movimentação, etc (Hb 2.20).
O Senhor Jesus nos ensinou através da sua indignação contra o comércio no templo (Mc 11.15-17), que a casa de Deus é lugar para se chamado de “Casa de oração” e tratar somente das coisas de Deus, demonstrando assim a santidade que existe em Sua casa, fato esse que requer do cristão a devida reverência. Outro alerta, irmãos, está no que apresentamos diante de Deus, ou como apresentamos algo diante do Senhor. (Lv 10. 1-2 ). Devemos respeitar os seus ensinamentos e avaliar se os nossos desejos não vão contra Aos seus ensinos para então tomarmos a decisão de apresentar a Deus ou não, para que não venhamos a cair em erro semelhante ao dos filhos de Arão.
A reverência quanto às coisas de Deus é de suma importância, precisamos chegar ao entendimento de que nenhuma igreja ou local dedicado especialmente à obra de Deus deve-se permitir qualquer representação que não esteja em harmonia com seu caráter sagrado. Algo importante também diante de Deus, está relacionado em como receber os de fora, pois o local pela vontade de Deus é chamado de casa de oração para todos os povos (Is 56.7), pois a forma de se receber alguém na casa de Deus também está ligado com a reverência a Deus, pois ele nos ensina que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos (Mt 19.9) e não fazer acepção de pessoas (Dt 10.17, II Cr 19.7, At 10.34), assim não devemos exibir na igreja dois pesos e duas medidas.

Regras para freqüência na igreja
• Ide cedo à igreja. Sedes não somente pontuais, mais estais em vosso lugar antes da hora anunciada para o começo do culto;
• Ide com espírito de reverência. No caminho lembrai-vos aonde ides. Evitai a leviandade de maneiras e a conversação de assuntos mundanos.
• Ao entrardes na igreja fazei uma oração silenciosa de invocação da influência do Espírito Santo, por vós mesmos e por todos que estão no santuário;
• Determinai-vos a não alimentar pensamento algum, a não fixar os olhares sobre qualquer coisa, e a não proferir palavra alguma que vos façam desviar a mente do santo propósito que vos levou à casa de Deus;
• Elevai a Deus uma oração silenciosa em favor do pastor quando o mesmo tomar lugar no púpito;
• Participai ativamente de todo o culto, como ouvinte e adorador;
• Ao terminar o culto saudai com efusão (fervor de amizade) e boa vontade, todos quantos encontrardes, lembrando-vos de que a sociabilidade cristã faz parte do culto cristão.

Presbítero Edilson

Nenhum comentário: