sábado, 23 de janeiro de 2010

Estudo Bilblico - Como é tratada a sua oração?

Você sabe como é tratada a sua oração, ou pensa que ela não é irrelevante, podendo ou não ser ouvida por Deus, saiba que sua oração é vistas com grande apreço.

“E veio outro anjo e pôs-se junto do altar, tendo Um incensário de ouro; e foi lhe dado muito incenso, Para o por com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, E o lançou sobre a terra; ...” (Ap. 8:3-5).

Amados o que percebemos nos dias de hoje é que pouco se fala com Deus, as igrejas tem deixado dessa prática (oração), as pessoas tem deixado essa pratica nos lares e etc, mas temos que continuar incentivando a que isso mude de contexto e novamente o homem venha a querer mais e mais falar com Deus.

“Antes de tudo, pois exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.1-4)

Você sabia que Há seis terríveis armas, que o diabo utiliza para Paralisar as asas da oração dos filhos de Deus. São elas:

1.Cansaço!

Esta arma do Diabo tem feito com que muitos homens de Deus venham a fracassar, pois a rotina diária de afazeres do mundo tem deixado em nós (homens) uma fadiga física e mental tal que só queremos relaxar “descansar” e a armadilha do diabo é poderosa que não percebemos que buscamos muitas formas de relaxarmos e nem damos conta o quanto de tempo essas formas tem nos tomados, e quando percebemos estamos mais cansados e só queremos dormir, e não conseguimos separar nenhum momento para falar com Deus (oração), pois se formos orar caímos pelo local onde estamos pelo sono e cansaço, deixando de realizar a melhor forma de recuperar nossas forças.

O cansaço paralisante, que te impede de orar sem cessar, mas, justamente na oração podes dominar essa fadiga, pois a Bíblia diz:

“mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças.
Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”
(Is.40:31a ,29)

• Atira-te na corrente da oração, ali encontrarás o verdadeiro e genuíno descanso

2- Distração

Não consegue concentrar-te. Outros pensamentos te assaltam. Seus pensamentos estão longe.
Ore em voz alta! Então esta arma do inimigo ficará sem efeito. Davi diz no Salmo 55:16-17

“Eu porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.
A tarde, pela manhã, e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.”

• Filho de Deus ora em voz alta e inteligível, então os poderes da distração não terão influência sobre ti.

3- Intranqüilidade interior!

Uma intranqüilidade inexplicável domina-te. Justamente essa intranqüilidade só pode ser removida na oração. Seja qual for a origem pecado, nervosismo ou incredulidade a Bíblia diz:

“Porque estás abatida ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, meu auxilio e Deus meu. Sl 42:11
Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá: jamais permitirá que o justo seja abalado” Sl 55:22

• Somente na oração recebes ajuda também quanto a essa situação

4- Pressa

Esta é a arma que o inimigo usa com maior sucesso, o que te faz ter tanta pressa para sair da presença de Deus? Teus afazeres? Não sabes que as tarefas não terão fim? Pois a Bíblia em Isaias nos diz:

“por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão; e o vosso suor naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom, e vos deleitareis com finos manjares, inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi e a vossa alma viverá.” Is 55 2-3 a

“Não te apresses em deixar a presença dele”. Ec 8:3

Pela tua oração constante, tuas tarefas diárias ficarão envoltas nas fontes do poder divino!

5- Desânimo!

Desânimo significa: não olhar longe o suficiente. Estás desanimado por causa da tua fraqueza, por causa das tuas derrotas, por causa da dureza dos homens, por causa das situações tristes? A Bíblia nos diz:

“Em tudo somos atribulados porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados”. 2Cor 4:8

“Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.” Is. 35:3-4

Digo a os corações desalentados: Orem! A vontade de Deus é que tu ores; a vontade de Satanás, que não ores.

6- Indolência! (incencível, apático)

A indolência é a arma contra aqueles que querem tornar-se pessoas de oração. É a arma da carne, da impotência. Tu te ajoelhas, queres orar; mas não sai quase nenhuma palavra. A carne não consegue orar! Então ore com a Bíblia! Não desista!
Isso é leia a Palavra de Deus, há inúmeros Salmos de oração que poderão tocar em seu coração e despertar você dessa condição de indolência para um servo de Deus de oração.

“Pedí e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á Mat. 7:7
Mostra-lhe toda a tua miséria. Não te cales! Enquanto falas com ele sobre isto e lês a palavra, perceberás repentinamente como a faísca da oração te atingiu, tua inércia desaparece, e podes chegar até o trono da graça.

Espero que com esse pequeno e singelo estudo possa ter ajudado ao seu crescimento na pratica da oração para que juntos possamos ajudar a outras pessoas a vencer as seis armas que o inimigo usa para destruir a maior e mais eficaz arma que o cristão tem em bem próprio e do próximo. Que venhamos a buscar a Deus com sinceridade de coração e que tudo o que façamos seja somente para honra e glória de Deus.

Pr. Marcio Ribeiro - Igreja Evangélica Aliança Eterna

domingo, 17 de janeiro de 2010

Estudo Biblico - O Poder que há detrás do Nome de Jesus.

•A pergunta é:

• Temos procuração para usar Seu Nome?
A Palavra de Deus ensina que temos. Ele disse que podemos usar Seu Nome: para lidar com demônios; ministrar a cura; etc. O segredo do poder, ou melhor da capacidade do cristão esta no uso deste NOME!
• O que temos observado entre os cristãos é dependência demasiada da nossa própria capacidade de libertar alguém – quando, na realidade, é o Nome de Jesus que realiza todas as coisa.

O Nome na Oração
• Jesus disse, a respeito do uso do Seu Nome na oração (João 16.23-24), observemos que Jesus nos dá o privilégio de usar o Seu Nome, e quando tomamos nossos privilégios e direitos segundo a Nova Aliança e oramos em Nome de Jesus, o assunto passa fora das nossas mãos para as mãos de Jesus; Ele, então, assume a responsabilidade daquela oração, e sabemos que Ele disse: ‘Pai, graça te dou porque me ouviste (Jo 11.41). Sabemos que o Pai sempre ouve a Jesus, e quando oramos em Nome de Jesus, é como se o próprio Jesus estivesse orando – Ele toma o nosso lugar.
Quando oramos, nós tomamos o lugar de Jesus aqui para cumprir a Sua vontade, e Ele toma nosso lugar diante do Pai.

O Nome no Combate
O Nome de Jesus deve ser usado no combate contra as forças invisíveis que nos cercam. Temos autoridade no Nome de Jesus contra todos os poderes das trevas.
Marcos 16.17, 18
Em algumas traduções dizem “estes sinais seguirão...” alguém que segue está andando atrás de você, mas no original grego diz: “estes sinais acompanharam...” quem o acompanha está andando lado a lado com você. Esta tradução concorda com a Escritura que diz que somos cooperadores com Ele (2 Co. 6.1).
Posto que estes sinais são operados EM MEU NOME, devem pertencer a todo filho de Deus, porque o Nome de Jesus pertence a todo filho de Deus.
EM MEU NOME, expulsarão demônios; falarão novas línguas..; pegarão nas serpentes; e, se beberem algumas coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
• Leia Mateus 28.18-20
A palavra traduzida por poder neste caso, é uma palavra mais freqüentemente traduzida por autoridade. Assim dizem muitas traduções.
Jesus disse: Toda a AUTORIDADE me foi dado no céu e na terra.
• Leia Mateus 18.19
Que versículo maravilhoso! É uma declaração maravilhosa dos fatos. Mas penso que não percebemos o que Jesus está dizendo, pois tiramos aquele versículo do contexto e o citamos isoladamente; afinal de contas, é no versículo seguinte que Ele dá a razão e o segredo.
• Leia Mateus 18.20
Ele está bem presente para garantir que aquilo que aqueles dois ou três concordarem venha a acontecer!

• Leia Mateus 28.20
Como Ele está conosco?
Bem, Ele disse que onde aquelas duas ou três pessoas concordarem a respeito de qualquer coisa que pedirem; EM MEU NOME, AÍ ESTOU EU no meio deles (Mt 18.20). Este é o segredo. Ele está conosco no poder e na autoridade do Seu Nome!

Os recursos de Jesus

• As possibilidades abrangidas neste Nome estão além do nosso entendimento, e quando Ele diz à Igreja: ‘Qualquer coisa que porventura pedirem ao Pai em Meu Nome’, Ele está nos dando (uma metáfora) um cheque assinado, ao portador, dos recursos do céu (no nome de Jesus), e nos convida a preenchê-lo. Precisamos aprender, entender e saber como usar as riquezas que este Nome oferece a igreja.
• Na vida individual, a mesma verdade é aplicável. Muitos cristãos nascidos de novo e cheios do Espírito Santo vivem num baixo nível de vida, vencidos pelo diabo. Na realidade, falam mais no diabo do que em qualquer coisa. Cada vez que contam uma desventura, exaltam o diabo. Cada vez que contam quão doentes se sentem, exaltam o diabo (ele é o autor das doenças e das enfermidades – e não Deus). Cada vez que dizem: “Parece que não vamos conseguir”, exaltam o diabo.
Não! Falemos de Jesus! Falemos em Nome de Jesus!

• Leia Filipenses 2.9-11
Vemos o poder (autoridade) que esse Nome tem.
• Leia Efesios 1.17-23
PARA A IGREJA! Visando o benefício da Igreja (Ef. 1.22).
• Deus fez este investimento visando o benefício da Igreja; Ele fez este depósito, e a Igreja tem o direito de fazer retiradas do depósito para todas as suas necessidades.
Deus deu a Ele o Nome que contém a plenitude da Deidade, a riqueza das Eternidades, e o amor do coração de Deus Pai; e este Nome é dado a nós. Temos o direito de usar este Nome:
• contra os nossos inimigos.
• em nossas petições.
• em nossos louvores e em nossa adoração.

Este Nome nos foi dado, Ele pertence a nós! Os crentes primitivos sabiam o que possuíam – e o usavam.

• Leia Atos 3.3-6

• O Cristianismo é: Maior é o que está em vós do que está no mundo (1 Jo. 4.4).
• O Cristianismo é: Somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Rm. 8.37).
• O Cristianismo é: Ele tem dito: Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem (Hb. 13.5, 6).

• Não há Salvação a não ser no Nome de Jesus, e no Senhor Jesus Cristo. É o único Nome através do qual o pecador pode aproximar-se do Grande Deus Pai. Mateus 1.21, 23, Atos 4.1, Jo. 14.6

• Leia Mateus 16.16
O crente não somente é Salvo pelo Nome – mas o crente também é batizado no Nome – e com base no Nome recebe o dom do Espírito Santo (Atos 2.38)
Após vermos todas essa passagem que falam do poder (autoridade) do nome de Jesus, devemos Crer no batismo em Nome de Jesus.

• Quando Deus diz “Salvação”, Ele está falando a respeito de mais coisas do que as pessoas imaginam, e esta salvação esta no nome de Jesus.
• libertação.
• segurança.
• proteção.
• cura.

Você pode simplesmente repetir o Nome de Jesus, como um papagaio dizendo: “Louro quer Biscoito”, e isto não trará proveito algum. Mas, quando você souber o que existe por detrás deste Nome – quando você conhecer a autoridade investida neste Nome – quando você souber o que Jesus operou, e que Ele ressuscitou naquela jubilosa manhã da Ressurreição – quando você souber que Ele disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto...Dou-vos o Meu Nome. Estou dando a vós a Minha autoridade. Ide em Meu Nome” – ALELUIA! Levemos este Nome!

Romanos 10.9, 10
9. A saber: Se, com a tua boca, CONFESSARES ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo.
10. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.



Presbítero Edilson