sexta-feira, 28 de março de 2008

ADORAÇÃO


Podemos definir adoração como sendo a atividade de glorificar a Deus em sua presença com a nossa vóz e nosso coração (Cl 3.16). A adoração é uma atitude de muita importância para nós, pois quando a realizamos estamos atentando para o chamado de Deus em nossa vida (Ex 7.16), e mostrando que compreedemos que Ele é o unico digno de adoração (Ap 22.8-9). Diante do Deus ao qual servimos e estamos disposto a adorar prcisamos buscar a genuína adoração, aquela realizada "em espírito e em verdade" (Jo 4.23-24).
A adoração deve ser oferecida à altura da revelação que Deus fez de si mesmo no Filho (Jo 14.6), onde o Senhor apresenta seu Filho como sendo o único caminho, ao qual o homem pode trilhar sem riscos de perder a direção objetivada por todo ser humano mesmo que de uma forma intrincica, que é a vida eterna, que também se revela como sendo a Verdade, uma palavra hoje em dia muito adulterada pelos homens pois tem se colocado algo a se questionar quanto a sua veracidade referido-se a ela como " depende do ponto de vista ", mas que para nós que buscamos ser verdadeiros adoradores, não há ponto de vista e sim o autor e a prórpria verdade a ser seguida que é Jesus Cristo. Revelou-se também como sendo a Vida, algo que o homem valoriza mas que satanás tem conseguido destruir através de suas artimanhas, fazendo com que o homem desconsidere a sua própria e não respeite a de outrem, mas esta revelação nos fundamenta mais em saber que a verdadeira vida (de paz, amor, respeito etc) só existe em Cristo Jesus.
Como tudo que realizamos na vida tem sua consequências (com base no conceito de que toda ação tem uma reação) podemos dizer que diante da ação de uma genuína adoração há de se ter uma reação que podemos chamar de consequênciada da genuína adoração. Por assim dizer uma das consequências é de que nos alegramos no Senhor , pois sentimos que estamos O alcançando e por isso Deus nos dá a sua presença (Sl 27.4; 73.25), outra grande consequência é a de que Deus se alegra em nós (Is 62.3-5; Sf 3.17), quando isso acontece estamos cumprindo uma das caracteristicas do amor que diz: " A maior alegria do amor é levar alegria ao coração de quem se ama"; como outra consequência aproximamos mais de Deus, ou seja através do Senhor Jesus que nos deu liberdade de entrar no Lugar Santíssimo, que até a sua vinda era apenas permitido ao Sumo Sacerdote e uma unica vez ao ano com sacrificio de sangue, quando realizamos a genuína adoração nos aproximamos mais de Deus pois estamos sabendo usar de maneira adorável e correata a porta que o Senhor Jesus Cristo no permitiu entrar (Hb 9.1-19), mas jamais devemos esquecer de que para tal devemos observar sempre o seguinte “... adorar a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois o nosso Deus é fogo consumidor” (Hb 12.28,29) .
Com essa aproximação genuina atigimos uma nova consequência onde Deus ministar a nós, ou seja Deus começa a revelar coisas que ainda não sabemos (Jr 33.3), e também corrige as que já sabemos e que ainda estamos equivocados em realizar de maneira errada e ainda confirmando as que conhecemos e estamos cumprindo de acordo com a sua vontade.


Ao atingirmos a verdadeira adoração temos como outra consequência o fato de os inimigos do Senhor fogem, e como foi feito no passado ao povo de Deus que lhe ofereciam adoração o Senhor de modo igual nos dias de hoje nos dá a sua proteção.


O Senhor lutará contra as forças demoníacas que se opõem ao evangelho, fazendo-as bater em retirada (2Cr 20.21-22).
Diante de tais considerações a respeito da genuína adoração e sua consequências precisamos rever alguns conceitos que o homem vem desenvolvendo ao longo de sua existência e de maneira erronea, quanto a genuína adoração, mudando-os dentro de nós para só então alcacnçá-la, como por exemplo:
• que a adoração tem lugar apropriado - ela não tem lugar apropriado ela só requer que saia de um lugar apropriado " o seu coração"
• que a adoração esta presa ao cerimonialismo - ela não esta presa a padrões cerimoniais o único padrão exigido é " reverência e santo temor ";
• que a adoração é especifica a um grupo de pessoas - ela não é de responsabilidade única e intranferivel do pastor, presbíteros e diaconos, mas é " de todos que se intitulam cristãos"
• que o Senhor procura igrejas cheias - o Senhor não esta a procura de igrejas cheias mas sim de " verdadeiros adoradores "
• que a adoração se resume em cantar e louvar - a verdadeira adoração não resume somente nisso, mas sim em colocar tudo o que fazemos na presença de Deus de uma forma a engrandecer o seu nome , cantar e louvar fazem parte da adoração.
Nós como povo de Deus só poderemos ter certeza que Deus estará presente em nossa adoração e a aceitará, quando o estivermos de mãos limpas e coração puro (Sl 24.3-4; Tg 4.8).
Portanto a adoração genuína não é algo autogerado ou que pode ser desenvolvido dentro de nós mesmos. Tem que ser um derramamento do nosso coração em resposta a um reconhecimento de quem Deus é.

Nenhum comentário: